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Destaques Quantum Prime
Destaques Quantum Prime

Destaques Quantum Prime (23)

Desenvolvido no início dos anos 90, o Método Quantum é uma pesquisa científica aplicada individualmente. Identifica perfis profissionais e pessoais, avaliando a tendência comportamental das pessoas, suas aptidões, características, estilo de ação, forma de se comunicar e interagir.

Montar uma equipe vencedora pode representar a chave do sucesso. Mas antes de contratar, saiba exatamente quais competências técnicas, comportamentais e emocionais são fundamentais para o seu negócio dar certo.

Muitas empresas com potencial de crescimento têm encontrado dificuldades para contratar profissionais qualificados. O mercado de trabalho está aquecido e aberto para inúmeras possibilidades, o que dificulta ainda mais a missão dos recursos humanos.

Para diminuir a taxa de turnover e aumentar as chances de contratar o profissional certo para a sua empresa, o assessment do Método Quantum se apresenta como uma avaliação de tendências comportamentais, que auxilia no desenvolvimento humano dos colaboradores com o propósito de transformar o relacionamento produtivo nas organizações.

Foco no ser humano. Esta é, ou pelo menos deveria ser, a prioridade dos profissionais da área de gestão de pessoas. O cuidado com o trato e a transparência nas relações de trabalho devem permear as atividades com o capital humano das empresas.

Fabiana Correa, no site da revista Você S/A, conta que nos últimos dez anos, as empresas vêm investindo em duas frentes quando o assunto é gestão de pessoas. Primeiro, querem ter um departamento de recursos humanos ativo, mais do que ter simplesmente uma área para processar a folha de pagamento. Segundo, estão implantando práticas de gestão para atrair e reter pessoas. Essas duas preocupações estão chegando às agências de publicidade, movimento que traz benefícios para todas as áreas do negócio e tem a ver como um jeito mais profissional de encarar a empresa.

O Método Quantum prega que o RH deve sim ter uma atuação mais estratégica nas empresas. Seja qual for a área de atuação, recrutar, treinar, desenvolver e reter talentos é fundamental para o sucesso das companhias. Ter a visão do todo e construir uma equipe vencedora é fundamental para empresas de todos os segmentos.

Neste ano, se forma a primeira turma de 37 gerentes da Talent, com sede em São Paulo, em um programa de desenvolvimento por meio de coaching para melhorar a capacidade de trabalhar em equipe e agir de acordo com as mudanças rápidas no mercado. O grupo faturou 871 milhões em 2008 e tem 250 funcionários entre São Paulo e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. “Os clientes ficaram muito grandes e as verbas também. Queremos gente com visão de negócios, e não mais fechada em seu departamento”, diz José Eustachio, sócio-diretor da Talent, que tem entre seus clientes o banco Santander e a Votorantim. Primeira em faturamento no país — com 4 bilhões de reais em 2008 — (,) a Young and Rubicam (Y&R) também está mudando a gestão dos funcionários. “Em 2009, montamos a espinha dorsal do departamento de recursos humanos na empresa, que vai orientar contratações no futuro”, diz Elise Passamani, diretora de RH do grupo Newcomm, de São Paulo, que engloba a Y&R e outras quatro agências.

A empresa instituiu um programa de mentores internos, fez a adequação de salários baseada em uma política de meritocracia e vem contratando gente que se inscreveu em seu site. O detalhe (ainda) é estender todo esse esquema para a área de criação, que está mudando, mas bem menos. “As contratações nessa área funcionam mais por indicação, é um pouco diferente de outros departamentos”, diz Elise. É possível, no entanto, que em algum tempo isso também mude. “A essência criativa tem que continuar, mas os publicitários de hoje precisam ter a visão da empresa com orçamento, lucro, receita”, diz José Eustachio.

Adotando essas práticas, as empresas acertarão mais na contratação do profissional. (Ou) Por indicação ou (no) por processo seletivo, sem a ferramenta comportamental é muito comum contratar pelo currículo e demitir pelo comportamento. É boa notícia das agencias de publicidade investirem no Rh mais inteligente e estratégico.

As mudanças fazem parte de um movimento de profissionalização. Um passo importante aconteceu em 2007, quando o fundo de investimentos Gávea comprou 10% do grupo de Nizan Guanaes, que passou a se chamar ABC e engloba as agências DM9, Africa, MPM, Loducca e BFerraz, entre outras. A entrada de um fundo de investimentos em uma empresa representa uma cobrança maior por resultados, o que geralmente leva a mudanças na gestão e governança.

Tanto que o próprio ABC está em um movimento para transformar a gestão de pessoas em suas agências. A boa notícia para os profissionais é que tudo isso abre oportunidades para quem quer fazer carreira na área. Um exemplo é o do paulistano Claudio Yamaguchi, de 27 anos, que foi contratado como supervisor de planejamento pela Y&R em 2008 por meio do banco de currículos no site da empresa. “Vejo a projeção da carreira que posso fazer aqui dentro”, diz Claudio.

Em vez de procurar apenas a criatividade, daqui pra frente as agências vão privilegiar quem tiver uma visão integrada do negócio.

Essa visão integrada vinda do profissional em busca de uma vaga pode ser identificada no momento da interpretação de mapa, por exemplo. Interpretação de mapa é o momento em que o Analista Quântico faz a leitura do gráfico extraído do resultado do Método Quantum. Momento de autoconhecimento para quem tem seu mapa interpretado e de certeza da escolha do profissional ideal para quem contrata. Recursos como a interpretação de mapa ou mesmo a avaliação 360 fazem a diferença na construção da equipe. São recursos assertivos que abreviam o tempo de resposta e reação. Esses processos devem ser práticas recorrentes nos RHs estratégicos e inteligentes.

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Um dos grandes desafios deste núcleo é assegurar a máxima satisfação do cliente Método Quantum. A empresa que se torna assinante do Método Quantum passa a ser atendida pela equipe Prime. Esta equipe é responsável por transferir know-how, atualizar os profissionais da empresa-cliente, auxiliar na definição estratégica para utilização do método e diversas ações que favoreçam o aprimoramento e desenvolvimento do RH. Por telefone, por e-mail ou em encontros, a Quantum Prime auxilia em  questões do dia a dia, para decisões simples ou importantes, ajudando o resultado a aparecer.

Entre as responsabilidades da Quantum Prime destacam-se a instrução necessária para todos os assinantes do Método Quantum para uso correto e adequado da ferramenta, apresentar as diferentes aplicabilidades do método, estimular a troca de experiências na utilização da ferramenta, reconhecer as melhores práticas de utilização do Quantum, oferecer aprendizado permanente mediante consistente formação técnica e conteúdos importantes, e ofertar o crescimento e desenvolvimento das empresas assinantes mediante  a participação em ações sociais. É também responsabilidade da equipe Prime a renovação das assinaturas dos clientes e o atendimento “ombro a ombro” durante o relacionamento.

As razões de um desligamento podem ser as mais variadas. Instabilidade pessoal, financeira, familiar, inadequação pessoal, falta de motivação, ausência de liderança, regras claras.

Mas cá pra nós... é possível evitar tanto desgaste. Pesquisas apontam que a saída de um colaborador antes dos sexto mês na função custa quinze vezes o seu salário base. É caríssimo perder alguém num curto prazo de tempo se contabilizarmos custos diretos e indiretos. Logo, para não perdermos nossos colaboradores no primeiro tempo do jogo, que tal contratar certo?

Pessoas são diferentes. Têm aptidões diferentes, bagagens de vida e aprendizados diferentes.  Como saber qual será a mais indicada para a vaga disponível na empresa?

Fazendo o trabalho de assessment no recrutamento e seleção e mapeando os perfis dos candidatos indicados para a vaga, o risco de contratar errado é muito menor! Há ainda a opção de mapearmos o perfil da vaga e cruzar com o perfil dos candidatos, obtendo num gráfico os pontos em comum e de divergência, onde treinamentos e desenvolvimentos serão necessários.

É comum contratar pelo bom currículo e demitir por comportamento inadequado. Conheça o perfil antes. Bom para quem é contratado. Excelente para quem contrata!

Baseado em profundo entendimento da organização do cliente, criar soluções que permitam o desenvolvimento de todos os envolvidos nos projetos e sua natural evolução é padrão da Quantum Prime. Esse núcleo de negócio do Grupo Quantum é reconhecido pela capacidade de oferecer soluções que impactam pessoas e organizações de forma profunda, gerando prosperidade.

Prime? Primeiro, apogeu, início, a parte melhor, hora de prima, perfeição... muitos verbetes podem ajudar a compreender o sentido da palavra prime. Para o Grupo Quantum, excelência, prestação de serviço especializado, segurança, competência, estratégia.

Infelizmente ele não está apenas nas escolas. O bullying também assombra as empresas!

O bullying, diferente do que se imagina, não ocorre somente dentro das salas de aulas. Também não acontece somente entre alunos: os mais populares e os nerds; ou entre os maiores e os menores.  A prática do bullying, esse comportamento tão eficaz e destrutivo da nossa autoestima, está presente também entre adultos em seus locais de trabalho. Com pouquíssimas diferenças nas suas definições e muita semelhança nas suas consequências, o bullying no local de trabalho pode se tornar um grande pesadelo para muitas pessoas.

O bullying dentro da empresa pode ser definido como: “A exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego". Margarida Maria Silveira Barreto (2000), Médica do Trabalho.

A prática do Bullying inclui comportamentos que intimidam, denigrem, ofendem ou humilham um colaborador, normalmente na frente de outras pessoas.  A prática do bullying cria sentimentos de impotência no alvo e minimiza o direito do indivíduo à dignidade no trabalho.
É importante lembrar que a prática do bullying é diferente da agressão. Enquanto a agressão pode significar um ato isolado, a prática do bullying requer ataques repetitivos contra o alvo, criando um padrão de comportamento que nunca se acaba.

Outro ponto importante a ser levado em consideração é que chefes “durões” ou “exigentes” não são necessariamente bullies/agressores, uma vez que suas motivações principais são conseguir o melhor desempenho de seus funcionários. Além disso, muitas situações de bullying envolvem colaboradores agredindo seus próprios colegas, ao invés de um supervisor ou chefe intimidando um associado.

Como combater essa prática nefasta dentro das corporações? Uma ação aparentemente simples, como o mapeamento do clima organizacional, pode apresentar indicadores importantes de como a empresa está respirando, vivendo, convivendo.  Medidas que se analisadas com critério e seriedade vão indicar áreas e pessoas saudáveis e áreas e pessoas doentes. Por bullying ou por tantos outros fatores que podem levar uma área para baixo.

Mapear, identificar, compreender, entender... Necessidades absolutas dentro das empresas. Possível solução para problemas graves para como bullying e outras situações inadmissíveis para o convivo em sociedade.

Como está o clima dentro da sua empresa?

O Método Quantum mapeia as características comportamentais e revela em poucos minutos as emoções primárias.

O Método Quantum é uma pesquisa de perfil científica que mapeia as características comportamentais e pode facilitar o dia a dia das empresas.

Em contratações, demissões, situações em que é necessária uma avaliação mais profunda do profissional, a pesquisa pode ser aplicada para conhecer melhor os funcionários e até por pessoas que buscam o autoconhecimento. Mais do que uma simples análise, respondida em alguns minutos, é fruto de mais de oito anos de estudo da Dra. Claudia Riecken e de uma equipe composta por 28 profissionais entre psicólogos, estatísticos, educadores, linguistas e engenheiros de informática.

Respondida individualmente pelo usuário, a pesquisa é simples, possui grupos de palavras em cada uma das duas perguntas que geram diferentes estímulos neurológicos e representam, portanto, diferentes tendências de comportamento.

As palavras foram escolhidas por meio de estudos em programação neurolinguística e engenharia humana. Cada uma gera um estímulo neurológico e acessa as quatro emoções primárias classificadas por William Moulton Marston, psicólogo americano que colaborou para o entendimento neurológico e emocional. Essas emoções, base do Método Quantum, são Predominância, Indução, Submissão e Conformidade, chamadas pelo Método Quantum de Ação – Estilo de ação, percebida no comportamento pelo nível de predominância que apresenta; Comunicação – Estilo de indução, percebida no comportamento pelo nível de extroversão ou expressividade que apresenta; Estabilidade – Estilo de submissão, percebida no comportamento pelo nível de estabilidade em que se submete ao ritmo e à velocidade dos estímulos vindos do ambiente; Referenciais – Estilo de concordância, percebido pelo nível de concordância com referenciais externos.

O Método Quantum é uma ferramenta de assessment 100% brasileira e foi moldado para mapear as características dos brasileiros. O mesmo processo de pesquisa acontece em países como México, Estados Unidos, China e Emirados Árabes. Cada país possui um núcleo de estudos para que o Quantum seja desenvolvido na língua mãe, evitando assim traduções e baixa acuidade.

Além de mostrar e ser utilizado para evidenciar as características individuais, também pode funcionar como uma radiografia da empresa. “O método mede o nível de energia da equipe, o clima organizacional, moral, estilo de decisão, aproveitamento, adequação e necessidades de treinamento”, comenta Claudia Riecken, autora da pesquisa e especialista em neurologia do comportamento.

A ferramenta é distribuída pela Quantum Assessment que oferece suporte técnico para os respondentes. Os clientes podem tirar dúvidas sobre o preenchimento e realizar a interpretação do mapa. “Quando uma empresa se torna assinante do Método Quantum passa a ser atendida pela equipe Quantum Prime. Está unidade é responsável por transferir know-how, atualizar os profissionais clientes, auxiliar na definição de estratégia de utilização e diversas ações que favoreçam o aprimoramento do RH, negócio e das pessoas que buscam o coaching com ele”, explica Claudia. Entre os clientes do Método Quantum estão empresas como Embraer, Toyota, Gelre e Votorantim.

Atualmente o Método Quantum tem laboratórios linguísticos no Brasil e no México, iniciando operações na China e Emirados e com pontos de conexões na Europa.

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Mais que acertar nos relatórios de tendência comportamental, o Método Quantum quer encantar os clientes, convencê-los de que a aplicação da ferramenta é viável não apenas para seleção e recrutamento, mas para avaliar clima organizacional, desempenho, plano de carreira e muito mais.

Para explicar essa diversidade de uso do Método Quantum, entrevistamos a CHO - Chief Human & Happiness Officer - Jandira de Paulo, ligada diretamente à área, que explicou com mais detalhes o trabalho da Quantum Prime.

- Quais são as atividades exercidas pela Quantum Prime?

A Quantum Prime é a nossa área de encantamento, impacto e influência.  Queremos ser reconhecidos pela capacidade de atingir soluções que impactam pessoas e organizações de forma profunda e que possam gerar prosperidade e soluções. Buscamos um relacionamento saudável com nossos clientes, procurando atuar para a melhora: mudar, baseados na ética, no engajamento, na visão, no relacionamento multidirecional, na influência, no propósito, no compromisso e na persistência.

- O que fazem os consultores prime?

Asseguramos o uso correto e adequado do Quantum Assessment;

Encantamos o cliente pela visão de aplicação do Quantum Assessment;

Estimulamos a troca de experiências na utilização do Quantum Assessment;

Buscamos reconhecer as melhores praticas de utilização do Quantum Assessment junto aos clientes;

Ofertamos aprendizado permanente mediante consistente formação técnica e conteúdos de elevado valor;

Ofertamos aos nossos clientes e não clientes um trabalho especializado de consultoria nas áreas de assessment e desenvolvimento humano.

- Como é o uso do Método Quantum no dia a dia das empresas? Quais os principais desafios que as empresas encontram para aplicar tudo que aprenderam na FAQ?

O principal desafio é conseguir implantar um Rh Estratégico nas organizações, pois cada vez mais entendemos que o desempenho efetivo é o resultado de uma combinação certa entre as características pessoais e a tendência comportamental, segundo o qual (onde) ambiente e demanda podem fazer toda a diferença.

- O que é Genoma do Sucesso?

Genoma é toda a informação hereditária de um organismo que está codificada em seu DNA.  A expressão “constituição genética” pode ser usada para designar o genoma de um dado indivíduo ou organismo. O estudo das propriedades globais dos genomas organizacionais  apontam  para a compreensão das melhores performances. “Best performance” é o termo que distingue uma maneira diferenciada de alcançar os objetivos e performar dentro de um determinado contexto ou realidade. Foi com este propósito que realizamos alguns exemplares deste projeto, o qual temos colhido resultados desafiadores e estimulantes, quando pensamos em algo construído baseado na realidade e necessidade do cliente, respaldado no  mapeamento dos grupos estudados.

Podemos, desta forma, concluir que empresas com seu modelo de excelência definido possuem o verdadeiro genoma do seu sucesso.

Os principais benefícios na realização deste projeto podem ser mensurados através do aumento da produtividade e do ganho de tempo, o qual resulta numa maior lucratividade. Estes mesmos benefícios podem ser certamente citados em processos seletivos ou  promoções, contratações e promoções assertivas, baseadas nos perfis definidos como modelos de excelência. Programas de desenvolvimento: ampla visibilidade dos gaps a serem trabalhados em cada colaborador.

Внутрь кабины посыпался "Пленник замка Зенда" град мелких песчинок.

Это было похоже на то, как германские войска стягивались к русской границе перед началом войны.

Ах да, действительно, подтвердила миссис Спотсворт.

Воспользуйтесь коробочкой, которую я вам дал.

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А вас рекомендовала миссис Моллой.

Por volta dos 16 anos muitos jovens têm uma importante decisão a tomar: escolher o curso que dará base ao exercício de uma profissão. Entre tantas opções que desfilam diante de cada um, a magia das palavras, o milagre da biologia e a solidez dos números tornam a tarefa ainda mais complexa.

Imagine que um destes jovens escolha a Engenharia. Serão pelo menos 5 anos de cálculos que pretendem dar forma aos projetos definidos em papeis. Ao se formar e conseguir a privilegiada oportunidade de entrar no mercado de trabalho tem a possibilidade de vivenciar as dores e as delícias naturais de qualquer profissão. É também um período de descobertas de mundos novos.

E surgem a Logística, o RH, o meio ambiente, entre outros. É natural que diante de um novo conhecimento e com uma visão mais amadurecida, alguns fatores chamem a atenção e este jovem perceba que algo além dos números ou quaisquer temas abordados na faculdade se revelem atraentes.

É o início da percepção do que transita em nossas cabeças e toca nossos corações: aquilo que de fato nos inspira e nos motiva. Buscar uma nova carreira neste momento é um caminho sensato e inevitável a quem pretende realizações plenas. A mudança de área é comum às centenas de profissionais que estão no mercado e reforça minha crença de que a formação acadêmica, tão fundamental a qualquer profissional, se revela como elemento norteador, mas não limitador de uma carreira.

Eu sou um destes exemplos. Tenho formação em engenharia e exerço atividade na área de gestão de pessoas. Por ser uma engenheira, em alguns momentos sinto falta do embasamento teórico da psicologia e por isso me cerco de bons profissionais da área. Por outro lado a engenharia me possibilita numa visão prática na tentativa de materializar o abstrato que envolve o universo de quem trabalha com pessoas.

Estas características combinadas e alimentadas pelos conceitos adquiridos em um MBA de gestão de pessoas me tornam o que sou hoje: engenheira de gente. O aprendizado que se encontra nesta experiência não é uma novidade: os caminhos são mutáveis. O que você fez até hoje te trouxe até aqui, mas haverá sempre um universo de possibilidades para seguir. E como nos ensina Peter Drucker é importante nos permitir viver em vários mundos. Acredito que migrar de um para o outro irá depender das nossas aspirações, dedicação e do verdadeiro e genuíno interesse, no meu caso, pessoas.

Cristiane Nogueira, RH do Grupo Via Sul/Eurovia e Diretoria de Gestão ABRH-PE

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